Século XVIII (Coronel Xavier Chaves)
17
Descubra a história e tradição da Cachaça Século XVIII no Engenho Boa Vista, o mais antigo do Brasil em atividade. O engenho feito de pedra é tombado pelo Patrimônio Histórico e ainda guarda a atmosfera e beleza bucólicos da época. Um bloco encontrado na fazenda durante uma reforma, datava o ano de 1717, o que atesta que a construção do engenho é tricentenária.
A produção da cachaça que começou em 1755, permanece por nove gerações na família descendente de Tiradentes, e produz a bebida com métodos tradicionais, como fogo direto e fermento caipira de fubá de moinho d’água. Atualmente a cachaça é reconhecida entre as melhores do Brasil, atestando sua qualidade inquestionável.
O engenho tem funcionamento normal de segunda a sábado, das 09h às 17h. Lá o visitante poderá conhecer toda a estrutura histórica do engenho, moinho e roda d’água, entender o processo de fabricação e degustar as principais cachaças. Nos períodos de safra, é possível acompanhar todo o processo de colheita da cana, moagem, fermentação e destilação da cachaça.
HORÁRIO DE VISITAÇÃO:
Segunda a sábado: 08h às 17h
Domingo: Fechado
TAXA DE VISITAÇÃO: Gratuito
CONTATO: 32 99950-7997
LOCALIZAÇÃO: Sítio Engenho Boa Vista – Rua João XXIII, 443, Coronel Xavier Chaves
INSTAGRAM: @cachacaseculoxviii
O ponto alto da visitação ao alambique acontece aos sábados, das 11h às 14h. Neste dia, o fogão de lenha é acesso e a tradicional degustação de cachaça é acompanhada por tira-gostos como mandioca e linguiça caseira na chapa. É um momento de confraternização e muita prosa com os visitantes, onde o patriarca Rubens Chaves, seu filho Nando Chaves e netos compartilham suas histórias e experiências.
HORÁRIO: Sábado: 11h às 14h
TAXA DE VISITAÇÃO: Gratuito
CONTATO: 32 99950-7997
LOCALIZAÇÃO: Sítio Engenho Boa Vista – Rua João XXIII, 443, Coronel Xavier Chaves