Bichinho
10
Este simpático vilarejo, formado no início do século 18, pertence à cidade de Prados e está localizado a apenas 07 quilômetros de Tiradentes. O acesso é feito por uma estrada com calçamento em pedra e bela vista para os paredões da serra de São José.
Possui em sua rua principal, um trecho de aproximadamente 2,5 quilômetros onde se concentra um grande número de atrações, tais como:
Museu do Automóvel, Oficina de Agosto, Casa Torta, Alambiques Tabaroa, Mazuma e Velho Ferreira, lojas e ateliês de arte em madeira, cipó, pedra, ferro, lata, papel machê, pintura, esculturas, crochê, tapetes e adornos em geral. Cervejaria, queijarias, docerias e excelentes restaurantes de comida mineira e variada.
Uma curiosidade é que o nome Bichinho é apenas um apelido. O nome oficial é vilarejo Vitoriano Veloso, em homenagem ao Inconfidente que ali nasceu e viveu, trabalhando como alfaiate e que se tornou o mensageiro da Inconfidência, cavalgando por dois dias para levar a notícia da prisão de Tiradentes.
No centro, ganha destaque a igreja Matriz de Nossa Senhora de Penha (1732) e a galeria do Bichinho, com o tradicional letreiro do Bichinho, local muito procurado para fotografia.
DICAS:
– Na terça e quarta-feira, é o dia em que grande parte do comércio fica fechado.
– Existe a opção de um tour vivencial para o Bichinho, com saída de Tiradentes de quinta a segunda-feira, das 09h30 às 15h.
– Há um posto de combustível na entrada do vilarejo.
– Leve dinheiro em espécie, pois alguns locais não aceitam cartão de crédito e o sinal de internet não abrange todo o vilarejo